Divergence (II) Paradox

 dez25

Apesar do crescimento económico ao longo deste ano, Chan Lai Kei e Leong Sun Iok alertaram o Governo para os problemas nos bairros comunitários e para a necessidade de distribuir recursos financeiros de forma mais equitativa

O deputado Chan Lai Kei apelou ao Governo para se focar na promoção do optimismo económico e no consumo, por considerar que em vários bairros de Macau a situação económica é preocupante, apesar do crescimento macroeconómico. O assunto foi trazido para a Assembleia Legislativa ontem, uma intervenção antes da ordem do dia no Plenário.

Segundo o deputado ligado à comunidade de Fujian, a economia apresenta uma “recuperação estável”. Entre Janeiro e Setembro “o valor inicial do PIB cresceu 4,2 por cento face ao período homólogo do ano passado”. Também indicou que a taxa de desemprego foi de 2,3 por cento, entre Agosto e Outubro.

No entanto, Chan alertou que “os dados macroeconómicos positivos não eliminaram completamente os indicadores negativos”, principalmente no que diz respeito à vida da população.

Citando um “estudo recente”, o legislador indicou que existe fraca vontade de consumo, porque “a confiança dos residentes no aumento dos rendimentos e a sua satisfação com a situação financeira ainda estão entre um nível baixo e médio”.

Chan Lai Kei explicou que para esta onda de pessimismo contribui o maior consumo no exterior, mas também os vários encerramentos de pequenas e médias empresas (PME): “Face ao stress do consumo no exterior, o ambiente de negócio das PME nas zonas ligadas à vida da população (como nos NAPE, Iao Hon e Fai Chi Kei) continua a piorar e o risco de encerramento mantém-se”, avisou. “Estas empresas enfrentam, geralmente, o desafio crítico da instabilidade das fontes de clientes, dos elevados custos e do consumo transfronteiriço”, vincou.

Perante o cenário traçado, o deputado pediu ao Executivo para criar um mecanismo de incentivo ao consumo semelhante aos vales de desconto, mas com uma natureza permanente, enquanto durar a “fase de transformação do modelo económico de Macau”, que “reforce a confiança nos negócios”.

Melhorar a distribuição

Também o deputado Leong Sun Iok abordou a situação da economia e apontou a necessidade de fazer uma melhor distribuição dos recursos provenientes do jogo, a principal indústria do território.

O legislador ligado à Federação das Associações dos Operários de Macau elogiou as concessionárias do jogo pelo maior papel que têm vindo a assumir ao nível do investimento para o “desenvolvimento urbano, promoção turística e segurança social”, principalmente desde 2023.

Contudo, lamentou que os recursos estejam a ser canalizados de forma desigual: “Verifica-se que, actualmente, tanto as receitas provenientes do jogo como as próprias empresas concessionárias do jogo investiram muitos recursos no desenvolvimento social. Mas, de forma geral, esses recursos estão dispersos e carecem de um sistema e interligação, logo, não conseguem realizar o máximo benefício social”, apontou.

Leong defendeu assim que uma proporção maior das receitas arrecadadas pelo Administração com o jogo seja canalizada para o Fundo de Segurança Social, para o pagamento de pensões para os idosos.

O deputado pediu ainda a criação de um fundo com o dinheiro das concessionárias para desenvolver a RAEM e para assegurar que estas cumprem “melhor” as obrigações da lei do jogo, como as “garantias dos trabalhadores”, o “apoio aos portadores de deficiência ou reabilitados”, o apoio às PME e às “actividades educativas, de investigação científica, de protecção ambiental, culturais e desportivas e de interesse público”.

Leong Sun Iok pediu ainda um novo portal com a informação pública sobre os gastos das concessionárias com actividades não-jogo previstas das obrigações das concessões e terminou a intervenção com um pedido de cautela dirigido ao Executivo. “Os recursos da sociedade não vêm de forma fácil e são fruto dos esforços conjuntos do Governo, das empresas, dos diversos sectores sociais e da população em geral”, indicou. “A situação nem sempre é boa. Espero que o Governo aproveite bem os recursos oriundos das responsabilidades sociais das empresas de jogo, para melhorar a vida da população”, realçou.

Salário Mínimo | Aprovada subida de uma pataca por hora

O aumento de uma pataca por hora do salário mínimo, de 34 para 35 patacas, foi ontem aprovado na especialidade na Assembleia Legislativa. Com as alterações, a partir do próximo ano, em termos semanais, o salário passa de 1.632 patacas para 1.680 patacas.

Quando as contas são feitas ao mês, o ordenado sobe de 7.072 patacas para 7.280 patacas, um aumento de 2,9 por cento que vão abranger 4,4 por cento dos trabalhadores da RAEM. Os trabalhadores domésticos são excluídos, embora a aprovação da quota de contratação, no caso dos não-residentes, esteja normalmente associada à exigência de um salário entre as 3.500 e 4.000 patacas.

https://hojemacau.com.mo/2025/12/19/economia-deputados-alertam-para-falta-de-confianca-e-desigualdades/


nov25

A Associação Choi In Tong Sam fala em recuperação económica e maior confiança no Governo, mas reconhece que ainda existe uma discrepância entre os dados oficiais e o sentimento da população

Com as Linhas de Acção Governativa (LAG) a serem apresentadas a 18 de Novembro, a Associação Choi In Tong Sam defende a necessidade de o Governo adoptar medidas de longo prazo para promover o crescimento económico. A posição foi tomada pelo vice-presidente Kou Ngon Fong, em declarações ao jornal Exmoo.

Na perspectiva do dirigente associativo, a sociedade precisa de medidas de promoção da economia, que estimulem um crescimento sustentado, em vez das medidas actuais que essencialmente se limitam a aliviar a população das dificuldades sentidas nos anos mais recentes.

Segundo Kou, a economia “regressou à normalidade” nos últimos anos e há uma maior confiança dos cidadãos no Governo. No entanto, os apoios, como o grande prémio para o consumo nas zonas comunitárias, não chegam para promover o crescimento económico. A associação pede assim medidas mais estruturais e aponta como exemplo o crecimento do salário de funcionários públicos e do salário mínimo, que recentemente foi aumentado em uma pataca por hora.

O responsável recordou ainda que o número de visitantes e as receitas do jogo ultrapassaram as expectativas da sociedade, no entanto, os residentes ainda sofrem o impacto das alterações pós-pandemia em termos da qualidade de emprego e do custo de vida, porque a recuperação económica é desigual.

“As pessoas não se sentem bem, mesmo que a taxa de desemprego esteja a cair, a margem de manobra para implementar aumentos salariais para os empregados é muito reduzida. Também as pessoas que procuram emprego têm dificuldade em encontrar vagas adequadas ou trabalhos bem remunerados”, afirmou Kou Ngon Fong.

Dados pouco relevadores

O vice-presidente da Associação Choi In Tong Sam alertou também para o facto de existir uma grande discrepância entre os dados publicados pelo Governo, que mostram uma economia cada vez mais em recuperação, e o sentimento dos residentes.

https://hojemacau.com.mo/2025/11/07/lag-associacao-pede-mais-emprego-de-qualidade/


nov25

No terceiro trimestre do ano, cada visitante gastou, em média, 1.950 patacas em produtos não relacionados com jogo, menos 2,6% em comparação com o período homólogo do ano passado. No entanto, a despesa total dos visitantes em produtos não jogo aumentou 10,7% para 20,28 mil milhões de patacas.

https://pontofinal-macau.com/2025/11/10/visitantes-gastam-menos-fora-dos-casinos/


 out25

Apesar de o número de turistas ter aumentado 15,3 por cento em comparação com o ano passado, na hora de abrir a carteira as pessoas revelaram-se mais cuidadosas. O clima de desilusão foi descrito pelo presidente da Federação da Indústria e Comércio de Macau Centro e Sul Distritos
https://hojemacau.com.mo/2025/10/10/comercio-semana-dourada-aquem-das-expectativas/


out25

Por sua vez, é referido o agregado monetário M2, relativo ao dinheiro que pode ser usado para transacções imediatas ou fundos que podem ser convertidos em dinheiro, que aumentou 9,7 por cento em termos anuais, atingindo as 838,6 mil milhões de patacas, considerado um “recorde histórico”.

Sinais positivos

Outro destaque do relatório vai para o facto de o índice de confiança dos consumidores da China continua a manter-se “baixo”, enquanto que o rácio entre empréstimos e depósitos de residentes baixou de 50,1 para 49,4 por cento, estando ainda num “mau nível”, segundo os critérios do índice, pelo facto de haver mais empréstimos e menos depósitos, o que representa a entrada de menos capital no sistema económico.

https://hojemacau.com.mo/2025/09/16/economia-associacao-preve-estabilidade-nos-proximos-meses/



ou25

Macau consumers have begun to grow cautious, the latest consumer confidence index compiled by the Macau University of Science and Technology shows.

The third-quarter index stands at 99.33 overall, down by 2.38, or about 2.34 per cent, from 101.71 a quarter earlier.

The university says that this drop marks a shift from a range of optimism to a ‘phase of caution’.

Of the six sub-indices, only two display a rise, with the remainder sliding.

The one for housing went up by 2.7 per cent from 99.29 to 101.99 – a level considered to be ‘optimistic’.

There was also a slight increase in the index for the domestic economy, from 93.61 to 94.14.

When it comes to stock investment, the index stands at 112.4, down by 3.26 per cent from 116.2 in the second quarter.

A drop of 3.78 per cent was also r

https://www.macaubusiness.com/consumer-confidence-slips-into-caution-zone-research-finds/


out25 the gaming industry’s prosperity does not mirror Macau’s overall economic condition

Macau’s gross gaming revenues have risen steadily amid gradual economic recovery, yet the real estate market has suffered sustained declines in both value and transaction volumes. What’s behind this disparity?

Data from Macau’s Financial Services Bureau for the first half of August 2025 paints a grim picture for the city’s residential property sector: only 118 units were sold in the first 15 days of August, with an average price of MOP$78,990 (US$9,860) per square meter. This marks a sharp decline from the same period in 2019, when 443 units were sold at an average price of MOP$119,351 (US$14,900) per square meter. Over the six-year period, property transactions have plummeted by roughly 275% and average prices by 30%. Even compared to the same pandemic-hit period in 2020, transactions are down 46% and prices by 20.7%.

In stark contrast, Macau’s gaming sector is on an upward trajectory. Gross Gaming Revenue (GGR) in August 2025 reached around MOP$22.2 billion (US$2.77 billion), a post-pandemic high, recovering to 91.3% of the same period in 2019. This divergence highlights that the real estate market has not only failed to bounce back from the pandemic but is sliding further into decline.

Impact of mainland China’s policies

Professor Jacky Yuk-Chow So, Chair Professor at the Faculty of Business Administration of Macau University of Science and Technology, told IAG that the gaming industry’s prosperity does not mirror Macau’s overall economic condition. The downturn in the real estate market (both commercial and residential sectors) is intertwined with multiple factors, including policies from mainland China and shifts in the gaming industry.

https://asgam.com/2025/09/30/downward-spiral/


out25

Todos os indicadores de desemprego pioraram

A taxa de desemprego em Macau não sofreu alterações sequenciais entre Junho e Agosto, mantendo-se em 2,0%, apesar das melhorias no capítulo do subemprego. No entanto, este cenário de estabilidade espelhado nas estatísticas oficiais não esconde o facto de todos os indicadores do emprego terem piorado em relação ao ano passado, desde a população activa ao universo de desempregados e subempregados

https://jtm.com.mo/local/todos-os-indicadores-emprego-pioraram-este-ano/


ag25

Apesar da subida anual de quase 15 por cento do número de turistas que visitaram Macau nos primeiros seis meses do ano, os gastos totais no território, não relacionados com jogo, cresceram apenas 0,2 por cento. A despesa per capita caiu 12,8 por cento no mesmo período, para uma média de 1.970 patacas
https://hojemacau.com.mo/2025/08/11/turistas-despesas-per-capita-caem-quase-13-por-cento/

Comments

Popular posts from this blog

2022-2024 reforms corrected Macau’s casino industry imbalance

O otimismo chegou em agosto 25... (Gaming expert projects Macau visitor numbers to surpass 2019 historic peak of 39M by year-end)

The rise and fall of Macau’s pawnshops